Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação
 
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
Default page
 

Os Serviços de Comunicações são a unidade responsável pelo desenvolvimento da infra-estrutura e serviços de rede de voz e dados, e também pela execução de um conjunto de projectos estratégicos na área das comunicações de dados e voz, dos quais se destacam actualmente o projecto VoIP@RCTS. No passado os SCOM estiveram também envolvidos nos projectos e-UM (Campus Virtual), TORGA.net (Trans pORtugal GAlicia network) e Opera Oberta.

No âmbito do projecto e-UM Campus Virtual, foram desenvolvidos entre 2004 e 2008 dois sub-projectos na área das comunicações de dados. Um deles envolveu a cobertura das instalações da Universidade do Minho, incluindo espaços de lazer e acessos nas residências universitárias, com comunicações wireless (vulgo Wireless Fidelity, ou WiFi). Neste momento existe infra-estrutura Wi-Fi praticamente com cobertura global de todas as instalações da Universidade do Minho. A infra-estrutura de comunicações wireless da Universidade do Minho foi a primeira ao nível das Instituições de Ensino Superior Universitário do país a possuir a certificação de compatibilidade e-U.

O projecto TORGA.net, foi um projecto INTERREG-IIIA em colaboração com a Galiza, e veio permitir o estabelecimento de uma ligação a 155 Mbps entre o Minho (via Universidade do Minho) e a Galiza (via Universidade de Vigo). No âmbito do projecto TORGA.net foi estabelecida em Gualtar, no Complexo Pedagógico III e na Sala de Actos da Escola de Engenharia do Campus de Azurém, duas sala Access Grid, equipada com as últimas tecnologias de comunicação áudio e vídeo de elevada qualidade.

Usando a infra-estrutura TORGA.net, a Universidade do Minho tornou-se na única universidade Portuguesa a participar na iniciativa Opera Oberta permitindo a transmissão de um conjunto de várias Óperas em directo entre 2004 e 2010, a partir do Teatro Liceo de Barcelona. Para além da transmissão das óperas em directo a iniciativa Opera Oberta tem também associada uma componente pedagógica na área da formação musical, frequentada por alunos de cursos de licenciatura e mestrado.


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SCOM Símbolo de Acessibilidade na Web D.