Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação
 
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
"Opera Oberta"
quinta-feira, 14-10-2004
O SCOM é a unidade responsável pela operação da infra-estrutura técnica de suporte para o Projecto "Opera Oberta". Este projecto é um programa de introdução à ópera lançado pelo teatro Gran Liceu de Barcelona e que visa a retransmissão em directo, usando as infra-estruturas de comunicações de dados da Internet, para universidades de todo o mundo, de algumas óperas representadas neste teatro catalão.
  "Opera Oberta"
 

Tendo como principal objectivo aproximar os universitários do mundo da ópera, utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação, o "Opera Oberta" conta com a participação de cerca de 50 instituições de educação superior, entre as quais se encontra a Universidade do Minho, pioneira a nível nacional, e uma média de 5000 alunos por ópera.

A UM integra o "Opera Oberta" graças à rede de banda larga que se construiu no âmbito do projecto Torga-Net e que liga universidades e centros de investigação da Galiza e do Norte de Portugal.

O Serviço de Comunicações, no final do ano de 2004, procedeu à instalação e configuração da infra-estrutura para a recepção e projecção do Projecto Programa Digital Opera Oberta do Teatro Gran Liceu de Barcelona que conta com um sistema de som Dolby Digital 5.1 e projecção de vídeo de alta qualidade num ecrã de 3x5 metros, aproximadamente.

Os títulos que, na presente temporada, foram seleccionados para retransmissão são:

Data Título

Quinta-feira, 14 de Outubro de 2004

BORIS GODUNOV
de Modest Mussorgski

Terça-feira, 14 de Dezembro de 2004

RIGOLETTO
de Giuseppe Verdi

Quinta-feira, 31 de Março de 2005

L'ELISIR D'AMORE
de Gaetano Donizetti

Quinta-feira, 28 de Abril de 2005

MIDSUMMER NIGHT DREAM
de Benjamin Britten

Terça-feira, 24 de Maio de 2005

JENUFA
de Leos Janácek

As transmissões são realizadas no seguinte horário e local:

Horário

A partir das 19H00 até conclusão da transmissão
(aprox. 22H00 -23H00)

Local

Anfiteatro B2 do Complexo Pedagógico II situado no campus de Gualtar

A arquitectura do projecto Opera Oberta é apresentada na figura seguinte:

Toda a arquitectura do projecto Opera Oberta é baseada no standard DVB (Digital Video Broadcasting), que possibilita a optimização de recursos, aumentando assim a performance do serviço.
A codificação de vídeo é MPEG-2, que permite obter 10 Mbps de informação, fornecendo uma imagem de qualidade superior à do DVD. O áudio é transmitido a 640 Kbps, codificado em Dolby Digital 5.1. O standard DVB permite a inclusão de legendas numa stream MPEG-2, onde circulam também o vídeo e o áudio. Desta forma, o cliente pode seleccionar a linguagem em que deseja que as legendas sejam apresentadas.
Para que esta arquitectura esteja em conformidade com os standards legais relativamente aos direitos do produtor de conteúdos a serem transmitidos, o sinal é encriptado via sistema IRDETO ACCESS.
A informação circula através da Internet utilizando a tecnologia multicast, que optimiza a largura de banda necessária para a transmissão do mesmo conteúdo para centenas de clientes simultaneamente.
As universidades que participam no projecto possuem equipamento informático (H/W e S/W) adequado para desencriptar e descodificar o sinal e seleccionar a linguagem desejada, bem como um auditório devidamente equipado com projector e aparelhagem de som com suporte à reprodução de som em 5.1 ou stéreo.

mais informações podem ser encontradas no site oficial:
http://opera-oberta.liceubarcelona.com

 
voltar 
 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SCOM Símbolo de Acessibilidade na Web D.