www.scom.uminho.pt/
 
imprimir   fechar
 
voltar 
Evolução da rede eduroam: Migração da encriptação de WPA/TKIP para WPA2/AES
terça-feira, 03-04-2012
A Universidade do Minho vai realizar a migração da rede eduroam para encriptação WPA2/AES. Esta migração será realizada ao nível de todas as instituições nacionais de ensino superior aderentes ao projeto eduroam entre os dias 1 e 15 de abril.
  Evolução da rede eduroam: Migração da encriptação de WPA/TKIP para WPA2/AES
 

Como tal, os utilizadores em roaming (de visita a outras instituições) poderão sentir dificuldades de acesso à rede entre estas duas datas. Após a data de 15 de abril os dispositivos móveis terão de estar configurados com encriptação WPA2/AES.

Esta migração tem como objetivo acompanhar a evolução tecnológica, garantir a qualidade e segurança do serviço e padronizar o método de acesso dos utilizadores em roaming enquadrando-se na migração que a rede eduroam vai sofrer a nível nacional.

Esta alteração vai implicar que todos os dispositivos com capacidade de se ligarem á rede sem fios sejam reconfigurados (no entanto existem alguns dispositivos que se poderão autoconfigurar, não havendo necessidade de reconfiguração manual).

Mais concretamente, na Universidade do Minho esta migração terá início no dia 4 de abril (podendo haver alguma instabilidade no acesso à rede durante esse dia) e terminará no dia 15 de abril de 2012.

A partir do dia 4 de abril a rede sem fios eduroam passará a funcionar em modo híbrido, suportando a configuração atual e a futura. Cada utilizador poderá, de forma autónoma, reconfigurar o seu sistema usando as instruções disponíveis no sítio web dos Serviços de Comunicações em http://www.scom.uminho.pt; (os manuais estarão disponíveis a partir dessa data).

mais informações: http://www.scom.uminho.pt/Default.aspx?tabid=8&pageid=368&lang=pt-PT
 
voltar 
  © 2017, Universidade do Minho