Os SCOM são a unidade responsável pela operação da infra-estrutura técnica de suporte para o Projecto "Opera Oberta". Este projecto é um programa de introdução à ópera lançado pelo teatro Gran Liceu de Barcelona e que visa a retransmissão em directo, usando as infra-estruturas de comunicações de dados da Internet, para universidades de todo o mundo, de algumas óperas representadas neste teatro catalão.
Tendo como principal objectivo aproximar os universitários do mundo da ópera, utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação, o "Opera Oberta" conta com a participação de cerca de 50 instituições de educação superior, entre as quais se encontra a Universidade do Minho, pioneira a nível nacional, e uma média de 5000 alunos por ópera.
A UM integra o "Opera Oberta" graças à rede de banda larga que se construiu no âmbito do projecto Torga-Net e que liga universidades e centros de investigação da Galiza e do Norte de Portugal.
Os Serviços de Comunicações, no final do ano de 2004, procederam à instalação e configuração da infra-estrutura para a recepção e projecção do Projecto Programa Digital Opera Oberta do Teatro Gran Liceu de Barcelona que conta com um sistema de som Dolby Digital 5.1 e projecção de vídeo de alta qualidade num ecrã de 3x5 metros, aproximadamente.
As transmissões são realizadas no seguinte horário e local:
Horário |
A partir das 19H00 até conclusão da transmissão (aprox. 22H00 -23H00) |
Local |
Anfiteatro B2 do Complexo Pedagógico II situado no campus de Gualtar |
Para informações mais detalhadas sobre o projecto Opera Oberta, consulte o site http://www.opera-oberta.org/.