www.scom.uminho.pt/
 
imprimir   fechar
 

O serviço de acesso remoto via VPN disponibilizado pelo SCOM visa permitir o acesso seguro à UMinho-Net (rede de comunicações da UM) aos membros da comunidade académica, independentemente do local onde se encontrem, interno ou externo à Universidade

O termo VPN refere-se a uma rede privada virtual (Virtual Private Network) à qual os utilizadores remotos se podem ligar, passando a fazer parte integrante dessa rede, que opera sobre a infra-estrutura de uma rede pública como a Internet. Deste modo, qualquer utilizador (aluno, docente ou funcionário da UM) poderá aceder aos recursos da Uminho-Net desde que preencha os requisitos indicados na página de Subscrição.

A VPN utiliza recursos de certificação e de criptografia para garantir a integridade e a confidencialidade dos dados transmitidos através da rede pública (entre o cliente e a Universidade do Minho). Possibilita de igual modo um nível superior de controlo de acessos (máquinas e/ou utilizadores). Outra vantagem reside no facto do custo das telecomunicações diminuir, uma vez que é eliminada a necessidade de circuitos dedicados de longa distância que podem ser substituídos pela Internet.

Este serviço pode ser acedido por clientes wireless ligados à rede e-UM (nos campi da UM) ou a partir de um qualquer cliente (wired / wireless) com ligação à Internet (fora da UM), como é por exemplo o caso dos acessos residencias por Cabo, ADSL, RDIS/Analógico, ou mesmo acessos GPRS e UMTS. Para esse efeito é necessário a utilização de um cliente (pacote de software) específico, cuja instalação e configuração está descrita na página de Configurações.

O suporte técnico de primeira linha a este serviço é prestado pelos Serviços de Comunicações: servicedesk@scom.uminho.pt

O uso do serviço de acesso remoto requer autenticação. Os pares Login/Password são os mesmos que foram atribuídos para o acesso aos vários serviços electrónicos disponibilizados pela UMinho.


Mais informações sobre VPNs em http://www.vpnc.org/white-papers.html 


Para obter apoio sobre este e outros serviços clique em Apoio


  © 2024, Universidade do Minho