www.scom.uminho.pt/
 
imprimir   fechar
 

Proxy traduzido para português significa Procurador, ou seja, aquele em quem delegamos poderes para agir por nós. No caso do serviço de Proxy, o que delegamos é a responsabilidade de o serviço nos disponibilizar a informação pretendida da forma mais rápida e eficiente.

O servidor proxy é um intermediário entre o utilizador que faz um pedido e o servidor que satisfaz esse pedido. A grande vantagem do serviço, é que este dispõe de uma CACHE, onde armazena todos os pedidos que satisfaz, usando essa informação para satisfazer novos pedidos da mesma informação. Mais à frente abordaremos o mecanismo de funcionamento da cache.

O facto de a informação ficar armazenada localmente no servidor de Proxy, acelera e muito, os tempos de resposta aos pedidos, já que grande parte destes já foram acedidos por alguém anteriormente, logo não há necessidade de aceder ao servidor original, pelo que se reduz o tráfego na rede e consegue-se melhores tempos de resposta.

Em organizações onde os interesses dos utilizadores são de certa forma comuns, como é o caso da Universidade do Minho por exemplo, notam-se mais os efeitos da utilização do Proxy, já que muita da informação procurada é comum aos vários utilizadores, logo muita da informação armazenada em cache vai ser aproveitada.

A ideia é que todos os utilizadores configurem os seus browsers para usar um servidor de proxy, pois quanto mais se usa mais eficiente ele se torna.



Exemplo prático:

Consta que 60% dos portugueses são adeptos ou simpatizantes do S.L. Benfica, logo 60% dos alunos da Universidade do Minho serão benfiquistas. Se metade destes acederem uma vez por dia à página do S.L. Benfica, imagine-se o tráfego poupado na rede dado que apenas o primeiro acesso obriga à ligação ao servidor original. Como o servidor de proxy vai guardar em cache essa informação, os restantes pedidos vão ser satisfeitos com essa informação, ou seja, a resposta ao pedido é muito mais rápida e não se ocupa largura de banda na ligação para o exterior da U.M.


Para obter apoio sobre este e outros serviços clique em Apoio


  © 2024, Universidade do Minho