Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação
 
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
Arquitectura do Projecto
 

A arquitectura do projecto Opera Oberta é apresentada na figura seguinte:

Toda a arquitectura do projecto Opera Oberta é baseada no standard DVB (Digital Video Broadcasting), que possibilita a optimização de recursos, aumentando assim a performance do serviço.
A codificação de vídeo é MPEG-2, que permite obter 10 Mbps de informação, fornecendo uma imagem de qualidade superior à do DVD. O áudio é transmitido a 640 Kbps, codificado em Dolby Digital 5.1. O standard DVB permite a inclusão de legendas numa stream MPEG-2, onde circulam também o vídeo e o áudio. Desta forma, o cliente pode seleccionar a linguagem em que deseja que as legendas sejam apresentadas.
Para que esta arquitectura esteja em conformidade com os standards legais relativamente aos direitos do produtor de conteúdos a serem transmitidos, o sinal é encriptado via sistema IRDETO ACCESS.
A informação circula através da Internet utilizando a tecnologia multicast, que optimiza a largura de banda necessária para a transmissão do mesmo conteúdo para centenas de clientes simultaneamente.
As universidades que participam no projecto possuem equipamento informático (H/W e S/W) adequado para desencriptar e descodificar o sinal e seleccionar a linguagem desejada, bem como um auditório devidamente equipado com projector e aparelhagem de som com suporte à reprodução de som em 5.1 ou stéreo.


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SCOM Símbolo de Acessibilidade na Web D.