Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação
 
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 


Os SCOM gerem a infraestrutura e serviços de comunicações de voz da UMinho.
O serviço de Voz da UMinho é baseado numa solução centralizada de servidores VoIP, de comunicações de voz, que dão suporte ao serviço de voz nos sites existentes na UMinho.

Os servidores de comunicações VoIP disponibilizam de base uma arquitetura distribuída sobre IP, assente em Access Points VoIP remotos AP 3700IP que estão distribuídos pelo campus IP da UMinho, nos sites de Gualtar, Azurém e Paço.

O equipamento principal da rede está localizado em Gualtar, um sistema HiPath 4000 com duplicação de CPU em regime de Hot Stand By.
O site de Gualtar e os restantes sites possuem Access Points VoIP AP 3700IP que são registados no equipamento principal HiPath4000 de Gualtar e, que em caso de quebra de comunicações, possuem redundância local de modo a permitir manter o funcionamento de cada site.

É nos equipamentos AP3700IP que estão instaladas as placas analógicas/digitais/RDIS/IP e onde são registados as extensões/equipamentos terminais de voz, assim como as placas analógicas/RDIS-BRI/RDIS-PRI que permitem o acesso de e para o exterior. Salientando que devido à infraestrutura IP existente na UMinho, as extensões/terminais IP registadas numa placa de extensões IP (Gualtar, Azurém ou Paço) podem ser instalados em qualquer localização da UMinho desde que esta tenha conectividade IP para a placa IP.

Equipamento
Gualtar
Paço
Azurém
Total

HiPath4000

1

0

0

1

AP3700

4

0

0

4

AP3700 IP

9

1

5

15

Total

14

1

5

20

Esta solução possibilita que todas as comunicações entre os telefones/extensões da UMinho sejam efetuadas na rede interna da UMinho, através da marcação dos números internos de cada extensão/equipamento telefónico.
Em termos de totais de extensões telefónicas, registadas no servidor de comunicações da UMinho no final de 2016, totalizam:

Extensões da UMinho
Braga
Guimarães
Total

Extensões IP

1.531

523

2.054

Extensões Analógicas

456

372

828

Extensões Digitais

1

0

1

Extensões RDIS

2

1

3

Total

1.990

896

2.886

Em termos de acessos de comunicações, de e para o exterior, os acessos principais (Primários) estão localizados em Gualtar e em Azurém e, o Paço possui um acesso básico de backup no próprio site, para em caso de quebra de conectividade IP poderem ter acesso de backup de comunicações para o exterior.

Acesso dos telefones da Universidade do Minho de e para o exterior

Em termos de acessos de e para o exterior, ou seja, para as comunicações efetuadas de e para o exterior, são utilizados os acessos primários e acessos básicos que permitem ter os "canais de comunicação" e, estão diretamente ligados à nossa infraestrutura de voz. Apesar de se tratar de gestão centralizada, os acessos estão distribuídos por:

Gualtar, Braga:

    • 2 acessos primários RDIS interligados a um servidor (Media Gateway) do projeto VoIP@RCTS;
    • 1 acesso primário RDIS interligado a um acesso RDIS direto do operador móvel MEO;
    • 1 acesso primário RDIS interligado a um equipamento GSM com cartões GSM dos operadores móveis Vodafone, MEO e NOS.

Azurém, Guimarães:

    • 1 acesso primário RDIS interligado a um servidor (Media Gateway) do projeto VoIP@RCTS.

Paço, Braga:

    • 1 acesso básico RDIS interligado a um equipamento GSM com cartões GSM para acesso de backup.

Os acessos primários principais, ao abrigo do projeto VoIP@RCTS, estão interligados a 2 servidores, instalados um em Gualtar e outro em Azurém. Estes são responsáveis por converter as comunicações das redes de telefonia digitais convencionais (RDIS) do servidor de comunicações da UMinho em IP e vice-versa, sendo o trafego de voz roteado por IP através das rotas definidas neste e no servidor SBC (Session Border Controller). O servidor SBC é um equipamento que está colocado na fronteira da rede da Universidade do Minho que, possibilita a interligação entre as diferentes redes e por onde passa toda a sinalização e tráfego de voz entre a UMinho e os operadores de comunicações que, em caso de falha, o acesso é efetuado com recurso ao acesso de um dos primário RDIS de backup do operador de rede fixa que está diretamente ligado aos servidores Media Gateway instalados em Gualtar e em Azurém.


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SCOM Símbolo de Acessibilidade na Web D.