Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação
 
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 

É da competência do Serviço de Comunicações, prestar um serviço de segurança a toda a comunidade.

Com o intuito de proporcionar mais segurança na nossa infra-estrutura de comunicações, o SCOM tem vindo a disponibilizar para toda a comunidade algumas ferramentas de modo a melhorar a qualidade do serviço prestado. Isto porque tem-se vindo a notar que devido a vulnerabilidades existentes em algumas máquinas, estas são alvos de constantes tentativas de ataque e após infectadas/cracadas, estas ataquem outras máquinas da rede da U.M.

De modo a melhor precaver que estas situações possam ocorrer e de modo a permitir uma melhor qualidade na infra-estrutura de dados, o SCOM disponibiliza ferramentas que proporcionam a prevenção contra possíveis ataques internos e externos às nossas redes e máquinas.

Neste sentido, disponibilizamos o serviço de Antivírus, que possui diversos produtos que permitem a protecção contra Vírus, Spyware, Adware, e outros. Também com o produto de Antivírus é disponibilizado uma firewall que é integrada directamente com este produto (OfficeScan).

Quanto ao serviço WSUS, trata-se de um serviço que permite que as máquinas com S.O. Microsoft estejam atempadamente protegidas das vulnerabilidades detectadas e corrigidas pela Microsoft, isto no que diz respeito aos S.O. e a produtos da mesma.

O recente aparecimento de projectos relacionados com a computação GRID induziu a necessidade de utilização de certificados digitais. Neste contexto, o SCOM assume-se como uma das entidades certificadas pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) para a emissão de certificados digitais assinados aos utilizadores para uso das infra-estruturas de GRID.

    

    Para obter apoio sobre este e outros serviços clique em Apoio

 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SCOM Símbolo de Acessibilidade na Web D.