Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação
 
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 

O SCOM disponibiliza aos utilizadores da Rede da Universidade do Minho dois Servidores de NTP - Network Time Protocol, um localizado no Campus de Gualtar e outro no Campus de Azurém para sincronização do relógio dos computadores.

Os servidores NTP, são fundamentais para a administração de redes, pois permitem a sincronização dos relógios dos equipamentos em rede a partir de uma referência aceite mundialmente, conhecida como UTC - Universal Time Coordinated.

A sincronização de relógios, realizado no mesmo servidor, oferece uma base temporal de desfasamento na ordem de alguns milísegundos, comum aos equipamentos que se encontram em rede, tais como routers, servidores e outros equipamentos de forma a se correlacionarem eventos em logs de várias máquinas, mesmo em espaços de tempo tão pequenos, conseguindo-se assim fazer despistagem de erros, segurança, etc.

A precisão dos relógios dos sistemas é de vital importância para o tratamento de incidentes de segurança, pois permite manter a consistência dos logs, sendo imprescindível nas investigações e identificação de responsáveis.

Para obter apoio sobre este e outros serviços clique em Apoio


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SCOM Símbolo de Acessibilidade na Web D.