Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação
 
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 

Certamente todos os que utilizam a Internet já constataram que um computador na rede é referenciado por um endereço e que este pode assumir duas formas: um conjunto de letras ou um conjunto de números. A primeira forma é designada por nome do computador enquanto a segunda é designada por endereço IP.

Por exemplo, um determinado computador do Serviço de Comunicações pode ser referenciado pelo seu nome, cardeal.scom.uminho.pt, ou pelo seu endereço IP,193.137.16.75.

O funcionamento da Internet obriga a que seja possível traduzir um nome de um computador no seu endereço IP e vice-versa. Para isso existe um serviço, designado por DNS - Domain Name System, que realiza esta tradução e que embora passe despercebido aos utilizadores é essencial no funcionamento da Internet.

Quando acedemos a uma página WWW ou enviamos uma mensagem por correio eletrónico estamos "inconscientemente" a utilizar este serviço, uma vez que os nomes que digitamos são automaticamente traduzidos para os respetivos endereços IP.

Na realidade, o serviço de DNS é composto por milhares de servidores espalhados por todo o mundo, disponibilizando cada um, bases de dados com nomes de computadores e respetivos endereços IP.

Voltando ao exemplo anterior pode verificar-se que o nome do computador cardeal.scom.uminho.pt é composto por duas componentes: "cardeal", o nome propriamente dito; e "scom.uminho.pt", o domínio.

Um domínio representa um organismo e tem uma estrutura hierárquica. No exemplo, scom.uminho.pt representa o Serviço de Comunicações (scom) da Universidade do Minho (uminho) em Portugal (pt).

A existência de um domínio implica a existência do respetivo servidor de DNS. Cada servidor tem informação sobre os computadores do seu domínio, a qual é transmitida a outros servidores de DNS quando estes a solicitam durante o seu normal funcionamento.

Para obter apoio sobre este e outros serviços clique em Apoio


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SCOM Símbolo de Acessibilidade na Web D.