Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação
 
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
VPN (Virtual Private Networking) 

O serviço de VPN permite, a partir de um equipamento ligado à Internet e localizado fora da rede da UMinho, o acesso seguro à área privada do portal "intranet.uminho.pt" bem como a serviços que apenas estejam disponíveis dentro da rede da UMinho. O serviço de VPN recorre a mecanismos de certificação e criptografia para garantir a integridade e a confidencialidade dos dados transmitidos através da Internet. Os utilizadores do serviço de VPN necessitam de possuir uma conta de email da UMinho, por forma a permitir a sua autenticação.

A utilização do serviço de VPN exige a instalação/configuração e utilização de um “cliente VPN”. Dependendo da tecnologia do serviço de VPN e do sistema operativo utilizado no equipamento, poderá ser utilizado o cliente VPN nativo do sistema operativo (ex. Mac OS X, Linux) ou ser necessário a instalação de um outro software que implemente o cliente VPN.

O serviço de VPN disponibilizado pela UMinho recorre a duas tecnologias distintas: tecnologia open source disponibilizada pela GÉANT, através do software eduVPN em execução em servidores da UMinho; tecnologia proprietária da Cisco suportada diretamente por Adaptive Security Appliances em exploração na UMinho. Em qualquer uma das tecnologias, o serviço de VPN está sujeito a um número finito de ligações em simultâneo dos clientes VPN, que foi estimado para cenários de normalidade de operação. Em caso de sobrecarga de acessos, poderá existir indisponibilidade de resposta informática aos clientes VPN.


Tecnologia GÉANT

Os clientes VPN disponibilizados pela GÉANT relativos aos sistemas operativos Windows, Mac OS X (versão 10.14 e superiores), Android e iOS devem ser obtidos em: clientes eduVPN
Instruções para instalação/configuração dos clientes eduVPN: instruções eduVPN


Tecnologia Cisco

Instruções para instalação/configuração e utilização de clientes VPN com tecnologia Cisco, de acordo com o sistema operativo do equipamento:
Windows - cliente Shrew
Windows - cliente AnyConnect
Mac OS X - cliente nativo
Linux (Ubuntu - gnome) - cliente nativo

Utilizadores do serviço de VPN com tecnologia Cisco, que pretendam recorrer a outros clientes VPN, poderão utilizar as seguintes configurações genéricas:
Host Endereço do Servidor: vpn.uminho.pt
Group Authentication Name: geral
Group Authentication Password: geral

Suporte

Em caso de necessidade, poderá solicitar suporte através de:
Preferencialmente, por correio eletrónico, para o endereço:

Telefone: 253601000 (extensão 601000);

O serviço de atendimento funciona nos dias úteis nos períodos:

Manhã - 09:00 às 12:30
Tarde - 14:00 às 17:30

 
  © 2020 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SCOM Símbolo de Acessibilidade na Web D.