Um dos apoios mais solicitados é a ampliação e instalação de infra-estruturas de comunicações Serviços/Unidades.
Para a instalação de novas infra-estruturas de comunicações, os SCOM tratam de todo o processo, desde o levantamento das necessidades (com o apoio do requisitante), a consulta para o fornecimento e instalação dessas infra-estruturas elaborando o respectivo caderno de encargos e na análise e selecção das propostas. Adicionalmente os SCOM tratam de todo o processo administrativo da consulta/concursos.
Para ampliações de pequena dimensão, normalmente instalação de algumas tomadas de rede, os SCOM recorrem a serviços externos que executam as tarefas necessárias sob a sua orientação. Esta metodologia será também seguida para as situações em que é necessário proceder à reparação ou mudança de tomadas de rede.
Os organismos devem solicitar este apoio para o Servicedesk dos SCOM, no qual devem descrever, com o maior detalhe possível, a infra-estrutura a instalar, incluindo sempre que possível plantas com a localização das tomadas de rede.
Os custos integrais das infra-estruturas serão suportados pelos organismos e no pedido de serviço deverá ser indicada a dimensão pela qual o custo será suportado.