Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação
 
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 

Proxy traduzido para português significa Procurador, ou seja, aquele em quem delegamos poderes para agir por nós. No caso do serviço de Proxy, o que delegamos é a responsabilidade de o serviço nos disponibilizar a informação pretendida da forma mais rápida e eficiente.

O servidor proxy é um intermediário entre o utilizador que faz um pedido e o servidor que satisfaz esse pedido. A grande vantagem do serviço, é que este dispõe de uma CACHE, onde armazena todos os pedidos que satisfaz, usando essa informação para satisfazer novos pedidos da mesma informação. Mais à frente abordaremos o mecanismo de funcionamento da cache.

O facto de a informação ficar armazenada localmente no servidor de Proxy, acelera e muito, os tempos de resposta aos pedidos, já que grande parte destes já foram acedidos por alguém anteriormente, logo não há necessidade de aceder ao servidor original, pelo que se reduz o tráfego na rede e consegue-se melhores tempos de resposta.

Em organizações onde os interesses dos utilizadores são de certa forma comuns, como é o caso da Universidade do Minho por exemplo, notam-se mais os efeitos da utilização do Proxy, já que muita da informação procurada é comum aos vários utilizadores, logo muita da informação armazenada em cache vai ser aproveitada.

A ideia é que todos os utilizadores configurem os seus browsers para usar um servidor de proxy, pois quanto mais se usa mais eficiente ele se torna.



Exemplo prático:

Consta que 60% dos portugueses são adeptos ou simpatizantes do S.L. Benfica, logo 60% dos alunos da Universidade do Minho serão benfiquistas. Se metade destes acederem uma vez por dia à página do S.L. Benfica, imagine-se o tráfego poupado na rede dado que apenas o primeiro acesso obriga à ligação ao servidor original. Como o servidor de proxy vai guardar em cache essa informação, os restantes pedidos vão ser satisfeitos com essa informação, ou seja, a resposta ao pedido é muito mais rápida e não se ocupa largura de banda na ligação para o exterior da U.M.


Para obter apoio sobre este e outros serviços clique em Apoio


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SCOM Símbolo de Acessibilidade na Web D.